Olá meu povo, como estamos? Não sei em qual cidade você mora, mas pelo menos aqui no Rio de Janeiro fez tanto calor, que nem reparei na passagem das estações. Mas oficialmente, estamos saindo da primavera e chegando no verão. Então, vamos ver quais foram minhas leituras na estação anterior.
Kaito – Reze por Uma Boa Morte
Autoria: Bruno Crispim
Páginas: 368
Gênero: Fantasia
Formato: Impresso
País: Brasil/Japão
Nota final: 4,5

O que é mais forte?
A vontade de sobreviver em um mundo pós-apocalíptico ou a de salvar a garota que você ama?Kaito é enviado para morar com a avó em Tóquio. Filho de um japonês e de uma sul-africana, ele nunca achou o seu lugar no mundo e divide seu tempo entre games e a paixão por sua melhor amiga, Clara.
No Japão, ele reencontra a prima Aika, que não via há três anos. Para sua surpresa, um afeto proibido brota entre os dois. Mas as suas angústias com relação a esse triângulo amoroso são interrompidas quando o Apocalipse eclode. Cem bilhões de mortos voltam à vida, ghouls famintos por carne humana. Kaito também morre. E renasce.
Na nova vida, ao matar alguém, fica-se mais forte. Matar é a nova forma de conquistar poder. Não morrer é como mantê-lo. É a gamificação do final dos tempos ― e disso Kaito entende bem.
Tentando fugir da matança generalizada, o jovem recebe uma mensagem de Clara, que está em perigo. Kaito precisa ficar forte, e rápido, para arranjar um modo de voltar ao Brasil. Aika decide ajudar. Mas, antes, Kaito tem que entender os seus sentimentos pela prima.
O Roteiro do Amor
Autoria: Ray Tavares
Páginas: 294
Gênero: Comédia Romântica
Formato: Impresso
País: Brasil
Nota final: 5

Verônica Nakamura pensou que realizaria um sonho quando vendeu para o cinema os direitos de seu livro de maior sucesso, A trilha do coração. Alguns anos e muitos roteiristas depois, ela não consegue chegar a um acordo com a produtora, que quer mudar tudo ― do nome dos personagens às cenas que são mais queridas por ela. O que eles não sabem é que A trilha do coração foi inspirado em Henrique, o noivo de Verônica que foi embora cedo demais, por isso ela não vai deixar que estraguem tudo.
Em uma última tentativa de não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que A trilha do coração ganhe as telas.
Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?
O Falso Francês
Autoria: Ítalo Damasceno
Páginas: 60
Gênero: Comédia
Formato: Digital
País: Brasil
Nota final: 5

Primeiro livro da tetralogia O Falso Francês, nesta novela conhecemos Joâo Manuel que tem o sonho de escrever um folhetim para A Brisa da Tarde, jornal da pequena São Félix do Morro Alto. Em uma tarde de agosto de 1849, João pede uma chance para escrever, mas seu Tista, dono do jornal, nem lhe deu atenção, afinal ele só publicava os maiores folhetinistas da Europa. No máximo, lhe pagaria a tradução se ele soubesse francês e se tivesse um folhetim. Foi aí que João disparou: MAS EU TENHO UM FOLHETIM EM FRANCÊS E POSSO TRADUZIR! Nesta novela que aproxima o prazer da leitura com o prazer da escrita, as peripécias de João Manuel e seus conterrâneos nos fazem reviver a experiência de assistir às melhores telenovelas e descobrirmos assim o poder de contar uma história. Porque uma boa narrativa não muda o mundo, mas mudam pessoas, e estas sim mudam o mundo.
A História de Alistair Chevalier
Autoria: Rodolpho Padovani
Páginas: 368
Gênero: Horror
Formato: Digital
País: Brasil/França
Nota final: 4
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo

A morte é apenas o início.
Abélard Carret é um garoto que vive em uma fazenda da França que começa a dar seus primeiros passos rumo à revolução. Seu destino sofre uma reviravolta quando parte para a cidade de Rouen. Lá ele conhece Jean Merlet, um revolucionário que o levará até um conflito sangrento no centro de Paris. A batalha nas ruas da cidade é marcada por um encontro que mudará a sua vida e a de várias pessoas que ainda nem existem.
Anos depois, Alistair Chevalier, um nobre francês, morre aos 25 anos e renasce como um ser da noite. Ao lado do vampiro que o transformou, ele vaga pelas ruas de Paris em busca de sangue.
A culpa por um erro terrível leva-o para Londres. Em meio à névoa que se espalha por toda a cidade banhada pela lua e em bairros decrépitos de ruas sinuosas, Alistair conhece homens e mulheres, descobre o valor de uma amizade verdadeira, tenta desvendar os mistérios por trás do amor e começa a entender que pode haver traços de luz e humanidade em seu mundo de trevas.
Mesclando a elegância da Era Vitoriana à miséria presente nestes dias, a história foca não só nos vampiros, mas também em questões como a vida e a morte, a solidão, crenças, o amor, o poder da amizade e das escolhas. Acima de tudo, traz a seguinte indagação: o que realmente nos torna humanos?
Às Vezes Minto
Autoria: Alice Feeney
Páginas: 330
Gênero: Thriller psicológico
Formato: Digital
País: Reino Unido
Nota final: 4
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo

O meu nome é Amber Reynolds. Precisam de saber três coisas a meu respeito:
1. Estou em coma
2. O meu marido já não me ama
3. Às vezes mintoAmber Reynolds acorda num hospital. Não consegue mover-se. Não consegue falar. Não consegue abrir os olhos. Ela consegue ouvir toda a gente à sua volta, mas os outros não o sabem.
Amber não se lembra do que lhe aconteceu, mas tem uma ligeira suspeita de que o marido tem algo que ver com o que se passou. Ou talvez a irmã dela. Ou talvez ambos.
Assustada e presa dentro do próprio corpo, ela começa lentamente a recordar-se da noite que lhe mudou a vida. Estará ela em coma devido a um acidente? Estará a irmã a ter um caso com o marido dela? O que será que, no trabalho, terá acontecido com o seu chefe absolutamente horrível? E quem será a pessoa que a visita secretamente, ficando aos pés da cama, todas as noites?
Às Vezes Minto é um thriller psicológico absolutamente brilhante, capaz de nos deixar a pensar se uma mentira é realmente uma mentira quando acreditarmos que é a verdade.
A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes
Autoria: Sangu Mandanna
Páginas: 341
Gênero: Fantasia
Formato: Digital
País: Inglaterra
Nota final: 5

Uma das poucas bruxas na Grã-Bretanha, Mika Moon precisa seguir três regras: esconder sua magia, viver de maneira discreta e se manter distante de outras bruxas para que seus poderes não se misturem e causem algum acidente mágico. Como uma órfã que perdeu os pais muito cedo e foi criada por uma figura austera e rigorosa, Mika está acostumada a viver sozinha. E a seguir regras. Todas elas. Com uma exceção: os vídeos que publica on-line “fingindo” ser bruxa. Afinal, ninguém levaria a sério, né?
Mas, então, Mika recebe uma mensagem inusitada implorando que ela viaje até onde Merlim perdeu as barbas para ensinar três jovens bruxas a dominar a própria magia. Contrariando as regras e o bom senso, Mika decide ir e logo se vê envolvida não só com as crianças, mas com os peculiares moradores da Casa de Lugar Nenhum: um anfitrião irreverente e seu marido adorável, uma governanta encantadora e um bibliotecário gato. Quer dizer, chato.
Assim como todos ali, o tal bibliotecário faria qualquer coisa para proteger as meninas, mas, para o Sr. Ranzinza, uma desconhecida como Mika é uma ameaça. E não uma ameaça qualquer, mas uma das mais perigosas: uma ameaça irresistível.
Conforme Mika conquista seu lugar na Casa de Lugar Nenhum, a ideia de ter uma família, um lar, de repente parece possível. No entanto, a magia não é o único perigo no mundo, e quando uma ameaça bate à porta, a jovem precisará decidir se vale a pena arriscar tudo para proteger uma família que nem sabia que procurava.
O Balido
Autoria: Wen A. Modesto
Páginas: 216
Gênero: Terror
Formato: Digital
País: Brasil
Nota final: 5
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo

Elói, um jovem atormentado pelo luto, encontra uma carta misteriosa de sua avó Marta, que ele acreditava estar morta. Em busca de respostas, viaja para um vilarejo isolado no interior da Bahia, e descobre segredos sombrios envolvendo rituais antigos e uma entidade aterradora que conecta sua família a um passado macabro.
Em meio a traições, simbolismos e figuras misteriosas, Elói luta para escapar de um destino trágico. “O Balido” é um suspense psicológico que explora os limites do medo, os segredos de família e a luta pela sobrevivência diante do desconhecido.
Pedra Papel Tesoura
Autoria: Alice Feeney
Páginas: 288
Gênero: Thriller psicológico
Formato: Impresso
País: Escócia
Nota final: 5
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo

Há muito tempo as coisas andam erradas entre o sr. e a sra. Wright. O marido e roteirista Adam Wright é confessadamente um workaholic, e não consegue dar quase nenhuma atenção a tudo e a todos ao seu redor. Adam e Amelia estão casados há uma década, mas a paixão que um dia os uniu deu lugar a uma relação repleta de ressentimentos e brigas constantes. Determinados a dar uma última chance ao casamento, eles decidem passar um fim de semana romântico em um lugar aconchegante, bucólico e nada comum. No entanto, o que seria um retiro de reencontro se transforma em uma tempestade de neve onde perdemos a visibilidade diante de um jogo de ressentimentos, segredos e obsessão. Prepare-se para uma leitura eletrizante, onde nada é o que parece ser.
Fruto Podre
Autoria: Lucas Santana
Páginas: 26
Gênero: Terror
Formato: Digital
País: Brasil
Nota final: 5
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo

Marina perdeu tudo: as amigas, a casa, os pais, o futuro. Quando é obrigada a trabalhar para uma família de ingleses num antigo engenho no interior da Paraíba, ela descobre que as histórias de terror que contam sobre aquelas terras não são apenas contos de fantasmas para assustar menininhas.
Uma Alma pela Metade
Autoria: Olivia Atwaker
Páginas: 278
Gênero: Fantasia/Romance de de Época
Formato: Digital
País: Canadá
Nota final: 2,5

Ainda na infância, Theodora Ettings foi amaldiçoada por um feérico a nunca mais sentir medo ou constrangimento. Por causa disso, ela está sempre na expectativa de, a qualquer momento, se envolver em um grande escândalo.
Quando a prima de Dora a convida para ser sua acompanhante na próxima temporada em Londres a fim de encontrar o casamento ideal, o único desejo de Dora é conseguir se comportar como uma dama perfeita segundo a sociedade: contida e discreta. Porém, seu objetivo é ameaçado quando ela conhece Elias Wilder, o grosseiro e estranho mago da corte inglesa, mais conhecido como lorde Feiticeiro. Assim que ele descobre a situação de Dora e promete ajudá-la, ela se vê mergulhada nas perigosas artimanhas e mistérios tanto dos feéricos quanto dos humanos.
Se a reputação de Dora sobreviver à maldição e à conexão com o homem mais detestado da alta sociedade, ela poderá se sentir normal no mundo. No entanto, quanto mais tempo Dora passa com Elias, mais ela começa a suspeitar que é possível se apaixonar, mesmo com uma alma pela metade.
Herdeiros do Abismo
Autoria: Vanessa Musial
Páginas: 295
Gênero: Fantasia sombria
Formato: Digital
País: Brasil/ Hungria
Nota final: 3

Séculos atrás, em um mundo pós-apocalíptico, o planeta foi completamente dominado por vampiros. As criaturas da noite passaram a reinar nos quatro cantos da Terra, instaurando uma verdadeira dinastia de sangue, liderada por um terrível soberano: Khram, o Impiedoso, reverenciado por todos os demais como vampiro-rei.
Os últimos humanos passaram a viver escravizados por tais monstros ou caçados por eles, fugindo e permanecendo escondidos em locais de resistência. Por anos tiveram de sobreviver assim, de forma furtiva e sem grandes expectativas de dias melhores.
Certo dia, um profeta revelou aos humanos uma mensagem vinda dos céus que mudaria drasticamente a história de seu povo e, consequentemente, a do mundo: um guerreiro salvaria a humanidade do império das sombras, acendendo pela primeira vez uma chama de esperança.
Herdeiros do Abismo é uma história dividida em duas partes, que mistura elementos fantásticos, mitologia, terror e religião, com nuances políticas. A trama é ambientada no tempestuoso inverno húngaro do século XVI. Testemunhe o início!
O Filho Perfeito
Autoria: FreidaMcFadden
Páginas: 272 (7h28min)
Gênero: Thriller psicológico
Formato: Audiobook
País: Estados Unidos
Nota final: 4
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo (em breve)

Erika Cass tem um marido perfeito. Uma vida perfeita. Até que, em uma noite tranquila, dois policiais batem à sua porta.
“Gostaríamos de fazer algumas perguntas ao seu filho sobre a garota que desapareceu hoje de manhã.”
Uma adolescente sumiu do bairro pacato onde moram, e a polícia suspeita do pior. O filho mais velho de Erika, Liam, foi a última pessoa a vê-la com vida.
Erika sempre percebeu algo… diferente em Liam. Ele pode ser lindo, carismático e inteligente, mas coração de mãe não se engana. Ela sabe que há algo perverso em seu filho preferido, algo muito além das aparências.
Mais que tudo, Erika quer acreditar na inocência dele. Porém, conforme as evidências se somam, fica impossível ignorar que Liam pode ter feito algo impensável.
Ainda Não Morri
Autoria: Holly Jackson
Páginas: 448
Gênero: Thriller psicológico
Formato: Digital
País: Estados Unidos
Nota final: 4
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo (em breve)

Jet é de uma das famílias mais ricas de sua cidade. Aos vinte e sete anos, após desistir da faculdade de direito, sair de um emprego promissor e voltar para a casa dos pais, ela ainda está esperando a vida começar.
Até que uma tragédia muda os planos de Jet na noite de Halloween: sua casa é invadida e ela é violentamente atacada. No hospital, é identificada uma lesão gravíssima na cabeça, e os médicos estão certos de que em uma semana o ferimento vai levar à formação de um aneurisma fatal.
Jet nunca pensou que pudesse ter inimigos. Mas, depois do ataque, ela passa a desconfiar de todos ao seu redor: sua família, sua atual cunhada (e ex-melhor amiga), seu ex-namorado…
À medida que seu estado de saúde piora, a única pessoa em quem ela confia para desvendar esse mistério é Billy, seu amigo de infância. Em uma corrida contra o tempo, Jet está determinada a ir até o fim: ela vai descobrir a verdade e solucionar o próprio assassinato. Custe o que custar.
Após o sucesso da série best-seller Manual de assassinato para boas garotas, de Os cinco sobreviventese de O reaparecimento de Rachel Price, Holly Jackson constrói uma nova trama eletrizante sobre vingança e uma mulher em busca de justiça.
O Natal dos Fantasmas
Autoria: Diversos
Páginas: 288
Gênero: Terror
Formato: Digital
País: Inglaterra
Nota final: 5
Compre na Amazon | Resenha (em breve) | Vídeo (em breve)

Algo assombra os antigos Natais.Em uma seleção especial com doze histórias de grandes mestres do suspense e fantasia, incluindo contos inéditos no Brasil, acompanhe fantasmas, moradores de mansões inadvertidos, antiquários recheados de vultos, festas de Natal com visitantes espectrais e outros enredos assombrados. Contos selecionados e autores: Ceias fantasmagóricas – Jerome K. Jerome, A história dos goblins – Charles Dickens, A história da velha ama – Elizabeth Gaskell, Smee – A. M. Burrage, O fantasma de Irtonwood – Elinor Glyn, Horror: Uma história real – John Berwick Harwood, Encontro de Natal – Rosemary Timperley, Markheim – Robert Louis Stevenson, O fantasma da véspera de Natal – J. M. Barrie, A história de Natal de Thurlow – John Kendrick Bangs, A bolsa de viagem – Algernon Blackwood, O prato Crown Derby – Marjorie Bowen. Inclui minibiografias dos autores e introdução.
Mistérios Submersos
Autoria: Loreth Anne White
Páginas: 368
Gênero: Thriller psicológico
Formato: Digital
País: Canadá
Nota final: 4
Compre na Amazon | Resenha (em breve) | Vídeo (em breve)

Chloe Cooper é uma jovem solitária, fascinada pela rotina imutável de Jemma Spengler, a nadadora glamorosa que conquista a baía todas as manhãs. O fascínio, porém, logo se transforma em obsessão. Cada movimento de Jemma é um enigma, cada sorriso, uma máscara.
Quando a nadadora desaparece nas águas gélidas de um lago remoto, todos assumem que ela foi vítima de um acidente ― ou de algo muito pior. Mas conforme a investigação mergulha na história da mulher, descobre que ela era mestre em esconder segredos… inclusive os próprios.
Fragmentos do passado da mulher vão se encaixando como peças de um quebra-cabeça sombrio. Mas até que ponto ela era vítima… e até que ponto era algo mais?
Enquanto o tempo corre e a neve encobre verdades perigosas, histórias se entrelaçam em uma espiral de paranoia, mentiras e identidade perdida.
Nada é o que parece, e confiar na pessoa errada pode ser a última decisão que alguém pode tomar.
Agora vamos ao balanço:



Embora seja praticamente impossível sair da bolha EUA/Reino Unido, fiquei surpresa em ter saído da bolha com países tão diferentes, como Japão e Hungria. Espero que ano que vem eu consiga conhecer mais países nesse fora da caixa e aprender mais culturas.
Já em relação aos gêneros, eu me mantive firme na zona de conforto, mas achei legal ter voltado a ler fantasia, que é um gênero que não leio desde a adolescência. Quanto ao formato, eu já desisti de tentar mudar esse balanço. Não tem como lutar contra a facilidade do digital, até porque é mais fácil o kindle está na minha bolsa do que um livro físico. Isso já dias bastante coisa, né?
E por aí, como foram suas leituras de primavera? Leram algum dos que citei no post? Qual seu favorito? Me conta nos comentários!