Olá meu povo, como estamos? O ano está acabando e, com ele, a meta literária de 2018.
Eu sempre faço um anúncio no início do ano, com minha TBR planejada. Nem sempre dá para cumprir essa meta, aparecem livros de autores parceiros… ou acabo me decepcionando com os livros que escolhi e abandono…
Esse ano eu não consegui cumprir a meta toda, mas me surpreendi com alguns resultados. Então vamos ver quais foram minhas melhores leituras de 2018, além do resultado geral da meta de 2018!
Eu nunca conseguia passar de 24 livros no ano e com o desafio de nossa parceira Clauo, do blog MãeLiteratura, decidi aumentar um pouco essa quantidade em 2018.
Minha meta inicial com o desafio era ler 30 livros, escolhidos da minha estante. Mas como todo ano a lista aumenta por conta de livros de autores parceiros, não consegui ler a lista inteira, embora a meta dos 30 livros em 2018 continuasse.
Dos 30 títulos de minha escolha, eu consegui ler um total de 28 livros, além de 11 livros em parceria com autores independentes (com mais uma de primeiras impressões, porém não foi o livro completo, então não conta como leitura nesse caso). Fiquei muito, mas muito feliz ao ver que, apesar de não ter lido a lista completa que tinha planejado da minha estante, consegui bater a meta dos 30 livros e anda ultrapassei! Isso foi uma surpresa para mim quando parei para contar e fiquei foi super animada para 2019! 😍
Como perceberam, sempre leio mais livros digitais que físicos… Não por não ter livros impressos em casa, isso tenho até muitos, felizmente… Mas acho que acabei adotando mais o costume de levar o kindle comigo na mochila sempre… Fora as leituras que chegam em parceria, sempre em formato de e-book… acho que também influencia nesse caso…
Não deixarei de ler livros digitais, mas vou tentar mudar diferença enorme em 2019. Quem sabe eu consigo?
Mas dona Hanna, você pare de enrolar e fale logo sobre seus livros favoritos de 2018! Então chega de enrolar e vamos ao Top 7 dos meus livros favoritos do ano, indo dos que gostei aos que me apaixonei:
1. A rainha vermelha
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Foto: Divulgação |
Fazia tempo que eu não lia uma obra de fantasia que me prendesse da forma como ‘A rainha vermelha’ me prendeu… A linguagem da autora é bem fluida e eu fiquei doida para saber o restante da série. Entrou para a lista dos queridinhos de 2018! 💓
2. Objetos cortantes
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
Eu gosto bastante dos livros da Gillian desde ‘Garota exemplar’. Mas esse eu devo dizer que foi a obra de estreia dela, e a melhor de todas até o momento… Ela tem um toque de medo, mas que te seduz e não tem como você não parar de ler.
3. Annie
Autor: Thomas Meerhan
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
Pense num livro amorzinho? É esse, sem mais! 💓
4. Realidade oculta
Autor: Tito Aureliano
Editora: Novo Século – Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2017
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
Acho que já falei aqui que encontrei esse livro por acaso num congresso de paleontologia. Um dos paleontólogos do evento estava já no ramo de divulgação científica e acabou escrevendo um livro de ficção, porém segundo as próprias palavras “paleontologicamente correto”. Eu comprei, pois era uma forma de ajudar na obra dele e também por curiosidade… E foi uma das melhores aquisições da minha estante!
5. O salmão da dúvida
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
Eu amo as histórias de Douglas Adams e não poderia deixar de incluir nessa lista o meu achado do ano, esse livro que foi na real uma homenagem póstuma ao autor. Eu gostei bastante de conhecer outros relatos dele, e saber um pouco mais sobre a personalidade dele.
6. Trilogia Angellore – Sussurro Noturno
Autora: Gabrielle Ruas
Editora: Selo Jovem
Ano: 2018
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
Esse chegou de paraquedas no blog, com um pedido da autora. Eu gostei da capa, a sinopse me chamou atenção, mas nunca iria imaginar que me apaixonaria pelo livro! Não consegui parar de ler e queria saber sempre mais. Sem dúvida merece estar aqui entre os mais queridinhos do ano! Ah, aguardem a resenha do segundo volume dessa história em 2019!
7. Dois Mundos
Autora: Talita Salvador
Editora: Chiado
Ano: 2018
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna |
A Talita me procurou toda simpática e humilde, contando que era seu primeiro livro e que estava procurando pessoas que pudessem ler. Ela estava beeeem no comecinho mesmo, e notei que tinha certo receio ainda da reação das pessoas com sua obra… Mas gente, é o favorito top de 2018! O primeiro livro dela e já chegou chegando. Tem tudo o que eu gosto: fantasia, aventura, ciência, questões políticas, ação e ainda uma pitada de romance. Sério… Espero muito que a Talita continue escrevendo desse jeito, pois foi o que mais me surpreendeu e me conquistou esse ano.
E essas foram minhas leituras favoritas do ano. Já tinham lido alguns deles?
Além disso, queria aproveitar e anunciar que essa foi a última postagem do ano e o Mundinho está entrando de férias. Agora é o momento de avaliar o que deu certo e o que precisa ser mudado no blog, além de descansar um pouquinho, né?
Então desejo a todos um Feliz 2019, repleto de boas leituras, muita paz, harmonia e tudo de bom. Retornaremos no dia 12/01, com algumas novidades, fiquem atentos!