24 de dezembro de 2022

Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário + Aviso

Olá meu povo, como estamos? Hoje temos a última etapa da Retrospectiva Literária 2022. Para fechar a sequência, hoje trago um balanço geral de tudo que foi lido ao longo do ano.

 

Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário

 

1. Leituras coletivas e TBR

 Esse ano eu voltei a fazer algumas coisas que há muito tempo não fazia. Duas delas foram participar de leituras coletivas e montar TBR. Em relação a primeira, confesso que tentei, mas falhei miseravelmente.
Me inscrevi em três grupos de clube de leitura digitais, um especializado em thriller (@clube.lendo.com.os.morcegos) um em fantasia (@lcmundosfantasticos) e romance (organizado pela Pequena Jornalista). Mas o que me mantive mais ativa foi o clube ‘Lendo com os Morcegos’. Talvez por ser mais a minha zona de conforto no momento, não sei, mas gostaria de ter sido mais ativa.
Já as TBR’s se mostraram promissoras, especialmente quando parei de me cobrar. Fiquei mais organizada e consegui desencalhar vários livros e ebooks que tinha há tempos por aqui. O resultado foi um total de 66 livros lidos, a segunda maior marca atingida (a primeira foram os 72 de 2021), desde que o hábito de leitura se tornou mais frequente em minha vida.

2. Livros físicos x Livros digitais

Assim como nos outros anos, a quantidade de livros digitais superou a de livros físicos. No entanto, a grande surpresa desse ano foi que a balança ficou mais equilibrada.
Talvez a TBR tenha ajudado a desencalhar diversos livros da estante, além dos exemplares físicos que ganhei e furaram a fila na prateleira.
Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário

 

Além disso, continuei buscando leituras mais curtas, o que aumentou a quantidade de leituras finalizadas. Porém a quantidade de contos foi menor, representando 19.3% (13 títulos), comparando com os 80.3% (53 títulos) de livros.
Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário

3. Autores nacionais x Autores estrangeiros

Ao longo dos anos, o blog tem dado cada vez mais espaço para literatura nacional. E sou muito feliz, tanto pelas parcerias com autores independentes, quanto com minhas descobertas em relação a isso.      
Esse ano, a quantidade de livros nacionais brigou páreo a páreo com os estrangeiros, ocupando a marca de 48.8% (32 títulos).  Já os livros estrangeiros ganharam dessa vez, ocupando 51.5% (34 títulos). 
Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário
Em relação aos estrangeiros, por conta das leituras coletivas, foi difícil sair da bolha EUA X Reino Unido, como gostaria. Porém me surpreendi com obras ambientadas em outros países, como China, França, Grécia e Turquia. Apesar de serem poucos, já fico feliz por ter saído um pouco da caixinha (rsrsrs).

 

4. Autores x Autoras

Já a presença de livros escritos por mulheres se manteve satisfatória ao longo do ano. Assim como no ano passado, marcara um território considerável em relação aos livros escritos por homens. 
Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário
Talvez por conta das descobertas no Kindle Unlimited, bem como as leituras coletivas que participei, as quais tinham uma obra escrita por mulheres como tema do mês. Além disso, estou me tornando mais atenta em relação a isso quando solicito um livro para troca no Skoob, o que tem feito uma grande diferença na estante nos últimos tempos.  

5. Melhores leituras de 2022

   Sei que já fiz um post, mostrando apenas os livros que me surpreenderam. Mas agora que já finalizei as leituras do ano, posso afirmar com certeza quem faz parte do Top 10 Literário 2022 do Mundinho da Hanna. E os vencedores são:
1. Procure nas Cinzas– Charlie Donlea
4. Crimes em Copacabana– Luciana de Gnone
5. Scrooged– Vi Keeland e Penelope Ward
6. Coraline– Neil Gaiman
7. Eu, Inútil – Cibele Laurentino
8. Modelo de (Im)perfeição – Thais Louzada
9. Meu Crush de Nova York 2 (O Amor Pede Passagem) – Raffa Fustagno
10. Meu Crush de NY 3 (Apenas Diga Sim) – Raffa Fustagno
Lembrando que esses livros não estão em uma ordem de quem gostei mais ou menos. Apenas são os que mais gostei, entre tantas leituras maravilhosas que pude conhecer ao longo desses 12 meses.
Aproveitando, essa é a última postagem do ano aqui no blog. Embora seja um hábito levar até a semana do ano novo, em 2022 resolvi fazer diferente e encerrar as atividades um pouco antes, para conciliar com as férias do laboratório. Ano que vem estaremos de volta, com muitas novidades e mais leituras incríveis.
Retrospectiva Literária 2022 | Balanço Literário + Aviso

 

Boas festas a todos. Que tenhamos um lindo e abençoado Natal e que 2023 seja um ano de muita esperança, sucesso e amor!

 

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Os Garotos do Cemitério | Aiden Thomas

Quotes #19: Os Garotos do Cemitério

Olá meu povo, como estamos? Os Garotos do Cemitério […]

Os Escolhidos | Pedro P.R.

Os Escolhidos | Pedro P.R.

Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago a […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui