21 de março de 2023

Resumo das Leituras de Verão | 2023

 Olá meu povo, como estamos? Essa semana começamos mais uma estação (nem acredito que o outono enfim chegou!). Apesar que, com esse calorão aqui no Rio de Janeiro, é meio difícil de comemorar, haha. Mas, mantendo a tradição por aqui, hoje trago o resumo das leituras de verão aqui no Mundinho.
Resumo das Leituras de Verão | 2023
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

1. De Sonhos e Alma

Autora: Gislaine Azevedo
Páginas: 202
Formato: Impresso
 
 

 

De Sonhos e Alma | Gislaine Azevedo
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

A senhora borboleta conheceu todos os mistérios do sagrado feminino, se apaixonou pelo encontro do sol e da lua, avistou as estrelas e as belezas do bosque sagrado. É no passado da floresta Amazônica que as origens do sangue de Afrodite serão reveladas. Um lugar mágico onde o ser humano e a natureza vivem em plena harmonia. Neste cenário, existem amazonas que buscam alcançar o poder de suas ancestrais, no lago profundo da alma, e viajantes do tempo que buscam um sentido em suas histórias. Todos, ao seu modo, anseiam pelo encontro da pedra filosofal, mas só a encontrarão, aqueles que reconhecerem os mistérios da natureza. A águia e a loba estão prontas para a jornada pelo bosque sagrado, onde o tempo será apenas um detalhe, feito de sonhos e alma.

 

 

2. A Mulher Entre Nós

Autoras: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Páginas: 347
Formato: Impresso
 
 
 

 

A Mulher Entre Nós | Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

Aos 37 anos, a recém divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar.
Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha.
Ao conhecer Richard – bem sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo-a, alguém quer o seu mal. Mas quem?

 

 

3. Uma Farsa de Amor na Espanha

Autora: Elena Armas
Páginas: 448
Formato: Impresso
 
 
 

 

Uma Farsa de Amor na Espanha | Elena Armas
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

Uma viagem à Espanha, o homem mais irritante do mundo e três dias para convencer todo mundo de que vocês estão realmente apaixonados. Em outras palavras, um plano que nunca vai dar certo…

Catalina Martín é uma jovem espanhola que trabalha como engenheira em Nova York. Com o casamento da irmã se aproximando, ela precisa desesperadamente de um acompanhante, porque não quer encarar sozinha toda a família e, principalmente, o irmão do noivo, que é ninguém menos do que seu ex.

Sentindo-se pressionada, ela conta uma mentirinha inofensiva sobre ter um namorado americano. E agora todos em sua pequena cidade estão ansiosos para conhecê-lo.

Lina tem apenas um mês para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico com ela e participar da sua farsa. Mesmo assim, quando Aaron Blackford, seu colega de trabalho, se candidata à vaga de namorado de faz de conta, ela se recusa a aceitar. Embora ele seja alto, charmoso e lindo de morrer, também é condescendente, exasperante e insuportável.

Porém, quanto mais o casamento se aproxima, mais tentadora se torna a oferta.

Enquanto os dois se perguntam se serão capazes de sustentar a história por um final de semana inteiro, Lina começa a perceber que, na vida real, talvez Aaron não seja tão terrível quanto é no escritório…

 

 

 

4. Uma Farsa de Amor na Espanha – Conteúdo Extra

Autora: Elena Armas
Páginas: 43
Formato: Digital
 
 

 

Uma Farsa de Amor na Espanha | Elena Armas
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 
Em Uma farsa de amor na Espanha, acompanhamos a história de Lina Martín, uma jovem espanhola que morava em Nova York e precisava de um acompanhante para o casamento da irmã em sua cidade natal.

Quem se ofereceu foi o homem mais improvável: seu insuportável colega de trabalho Aaron Blackford.

Lina, com toda a sua tagarelice, nos apresentou personagens inesquecíveis em situações divertidas, nos emocionou e nos presenteou com momentos para lá de calientes.

Agora chegou a hora de vermos três cenas já narradas por ela, mas dessa vez através dos olhos de Aaron. Afinal, o que estava passando pela cabeça dele quando se ofereceu para acompanhá-la ao casamento e começar toda essa história?

Esses pensamentos estão prestes a ser revelados!

Pegue seu lencinho e venha se emocionar com este conteúdo extra.
 
 

5. Bioshock – Rapture

Autor: John Shirley
Páginas: 408
Formato: Digital
 
 
 

 

Bioshock - Rapture | John Shirley
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 

 

Fim da Segunda Guerra Mundial. As bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki trouxeram ao mundo o medo de uma total aniquilação. Novas políticas foram adotadas pelo governo americano, a fim de recuperar e restaurar a economia do país. Os altos impostos, o aumento da intervenção do Estado nas instituições privadas e o crescente poder das agências de inteligência davam ao cidadão comum a impressão de eterna vigilância. A sensação de liberdade diminuía a cada dia… e muitos pareciam dispostos a fazer de tudo para reconquistá-la. Entre eles, havia um grande sonhador, Andrew Ryan, decidido a criar sua própria utopia: uma cidade livre de governo, de censura, de restrições morais à ciência. Nesta cidade, tudo seria possível, e cada um receberia de volta o correspondente a seu esforço individual. Esta cidade era Rapture, a joia no fundo do mar. Mas nem tudo correu conforme o esperado, e uma grande tragédia abalou os planos daquele sonhador. Esta é a história do início de tudo… e do fim.

 

 
 

6. O Destino de Irene

Autora: Thamyris Torres
Páginas: 152
Formato: Digital
 

 

O Destino de Irene | Thamyris Torres
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

Irene era um refúgio de mentiras, uma mulher que fugiu da sua própria vida. Ela sentiu que o controle do seu destino estava em outras mãos. Quando decidiu cursar Medicina, se envolveu com transtornos psíquicos como a compulsão alimentar e bulimia. Com o passar dos anos, percebeu que seu corpo não era mais o mesmo, tampouco a sua mente. Ela fará uma viagem no tempo para alcançar o momento onde tudo começou e buscará a sua própria redenção.
 

7. O Amor Não Tem Nome

Autora: Lauren Kate
Páginas: 252
Formato: Digital
 
 

 

O Amor Não Tem Nome | Lauren Kate
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 
A editora Lanie recebe a missão de ajudar sua maior autora, cuja identidade é um mistério, a superar um bloqueio criativo. Mas um segredo arrebatador pode atrapalhar seus planos. De Lauren Kate, autora da série Fallen, O amor não tem nome é um romance sobre amor, livros e autodescoberta.

Lanie Bloom está arrasando. Ela tem uma carreira promissora como editora de livros e está noiva de um cara que atende todas as noventa e nove características cuidadosamente selecionadas de sua lista do homem perfeito. Um dia sua chefe resolve deixar o cargo e ela recebe a proposta mais importante da sua vida: trabalhar com Noa Callaway, autora de renome internacional e sua maior inspiração no amor e na vida. Mas, para conseguir a promoção com a qual sempre sonhou, Lanie precisa ajudar Noa a superar um bloqueio criativo. E há uma razão pela qual ninguém nunca viu nem falou pessoalmente com a misteriosa Noa Callaway, um segredo que fará Lanie questionar todas as suas escolhas e convicções. Quando a jovem editora se dá conta de que tem em mãos uma informação que pode abalar o mercado editorial, ela terá de decidir entre o emprego dos sonhos e a verdade.

“Ler esse livro é como assistir a um filme de Nora Ephron… Uma alegre celebração do amor.” – Jill Santopolo, autora de A luz que perdemos

“Todo mundo precisa de uma comédia romântica como essa.” – Julie Buxbaum, autora de Três coisas sobre você

“Kate entrega uma comédia romântica deliciosa que implora para ser devorada de uma só vez… inteligente e encantador.” – Publishers Weekly
 
 

8. Sangue na Neve

Autora: Lisa Gardner
Páginas: 416
Formato: Digital
 
 

 

Sangue na Neve | Lisa Gardner
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples.

No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha?

D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

 

 

9. Punição para A Inocência

Autora: Agatha Christie
Páginas: 256
Formato: Impresso
 
 
 

 

Punição para A Inocência | Agatha Christie
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

Jacko Argyle é detido sob alegação de que teria assassinado sua mãe em um surto de loucura, sendo condenado à prisão perpétua. Dois anos depois, surge uma prova, encontrada pelo doutor Arthur Calgary, de que o preso é inocente, mas a descoberta chega tarde demais: Jacko morre atrás das grades. Os achados do doutor reabrem as feridas dos membros da família, que passam a encarar uns aos outros com desconfiança e suspeita, assombrados com a possibilidade de que o verdadeiro assassino ainda esteja entre eles.

 

 
 

10. A Causa da Morte

Autora: Kate London
Páginas: 360
Formato: Impresso
 
 
 

 

A Causa da Morte | Kate London
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 
Um experiente policial e uma adolescente despencam para a morte do alto de um prédio em Londres. Na cobertura do edifício, um menino de 5 anos é consolado pela policial novata Lizzie Griffiths, que poucas horas depois desaparece sem deixar rastros. Resta à detetive Sarah Collins a missão de descobrir a verdade sobre essas mortes terríveis, em uma investigação que levará ao coração sombrio da polícia metropolitana e trará à superfície os contrastes cruéis das grandes cidades.
 
 
 

11. Romance com O Duque

Autora: Tessa Dare
Páginas: 340
Formato: Digital
 
 
 

 

Romance com O Duque | Tessa Dare
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

A doce Isolde Ophelia Goodnight, filha de um escritor famoso, cresceu cercada por contos de fadas e histórias com finais felizes. Ela acreditava em destino, em sonhos e, principalmente, no amor verdadeiro. Amor como o de Cressida e Ulric, personagens principais do romance de seu pai.

Romântica, ela aguardava ansiosamente pelo clímax de sua vida, quando o seu herói apareceria para salvá-la das injustiças do mundo e ela descobriria que um beijo de amor verdadeiro é capaz de curar qualquer ferida.

Mas, à medida que foi crescendo e se tornando uma mulher adulta, Izzy percebeu que nenhum daqueles contos eram reais. Ela era um patinho feio que não se tornou um cisne, sapos não viram príncipes, e ninguém da nobreza veio resgatá-la quando ela ficou órfã de mãe e pai e viu todos os seus bens serem transferidos para outra pessoa.

Até que sua história tem uma reviravolta: Izzy descobre que herdou um castelo em ruínas, provavelmente abandonado, em uma cidade distante. O que ela não imaginava é que aquele castelo já vinha com um duque…

 

 
 

12. Entre Quatro Paredes

Autora: B. A. Paris
Páginas: 284
Formato: Impresso
 
 
 

 

Entre Quatro Paredes | B. A. Paris
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

Grace é a esposa perfeita.
Ela abriu mão do emprego para se dedicar ao marido e à casa. Agora prepara jantares maravilhosos, cuida do jardim, costura e pinta quadros fantásticos. Grace mal tem tempo de sentir falta de sua antiga vida.
Ela é casada com Jack, o marido perfeito.
Ele é um advogado especializado em casos de mulheres vítimas de violência e nunca perdeu uma ação no tribunal. Rico, charmoso e bonito, todos se perguntavam por que havia demorado tanto a se casar.
Os dois formam um casal perfeito.

Eles estão sempre juntos. Grace não comparece a um almoço sem que Jack a acompanhe. Também não tem celular, que ela diz ser uma perda de tempo. E seu e-mail é compartilhado com Jack, afinal, os dois não guardam segredos um do outro. Parece ser o casamento perfeito. Mas por que Grace não abre a porta quando a campainha toca e não atende o telefone de casa? E por que há grades na janela do seu quarto?

Às vezes o casamento perfeito é a mentira perfeita.

 

 
 

13. De Olho Nela

Autora: Kate Stayman-London
Páginas: 509
Formato: Digital
 
 

 

De Olho Nela | Kate Stayman-London
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 

 

Um dos melhores livros do ano segundo Time, Marie Claire, NPR e Mashable.

“Uma leitura viciante, incrivelmente esperta… uma estreia extraordinária” ― Jasmine Guillory, autora best-seller do New York Times

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É pra casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.

Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É pra casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.

Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.

 

 
 

14. Elas Merecem

Autora: Mariana Mortani
Páginas: 30
Formato: Digital
 
 
 

 

Elas Merecem | Mariana Mortani
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 

 

Rosa e Catarina possuem um mesmo objetivo: ser protagonista do espetáculo de fim de ano do colégio. As duas competem entre si há tempos, porém a rivalidade está com os dias contados. Quando percebem que precisam trabalhar juntas para que o musical dê certo, os conflitos e olhares provocantes ganham um novo sentido, enquanto dão espaço para conversas reveladoras e coreografias marcantes. Agora, ao invés de disputar por um lugar de destaque no palco, elas estão prestes a perceber que merecem mais.

 

 

15. Heloísa, Quem Conta Sua História?

Autora: Dayane Borges
Páginas: 29
Formato: Digital
 

 

Heloísa, Quem Conta Sua História | Dayane Borges
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 

Matunde, um país localizado no continente africano, tem uma história de muita luta pela sua independência. Colonizado por Nianguá, com diversas medidas ocorridas para manter essa condição, uma figura muito importante foi a cabeça por trás de grandes modificações: Heloísa Breton.

Ela é a grande heroína dessa história. Sem ela, esse livro nunca existiria. Estamos aqui tentando resgatar o legado dessa mulher negra que não pôde se candidatar quando as eleições finalmente foram implantadas, mas que fez muito pelo seu povo muito mais que a maioria dos governantes
 
 

16. Haikai

Autora: Cassia Penteado
Páginas: 104
Formato: Digital
 

 

Haikai | Cassia Penteado
Foto: Divulgação

 

 

 

Haikai conta a história de uma aspirante poetisa que se muda para a cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, na busca por uma vida mais próxima da natureza, onde possa se inspirar para compor seus haicais. Para manter-se vai morar e trabalhar na fazenda do senhor Murakami, um produtor de cogumelos, que vive com o filho de 8 anos, cuja mãe, Sayuri, ceramista, nascida e criada no Japão, em Kyoto, encontra-se internada em uma casa de repouso.

Dividido em 4 partes: primavera, verão, outono, inverno, o livro vai, aos poucos, descortinando a vida de Sayuri, mesmo sem sua presença na história. Do nascimento em 1976, até seus 21 anos, quando vem para o Brasil, prometida como noiva de Murakami.

Como pano de fundo, Haikai nos leva a um passeio pela história e pela cultura japonesa, passando pela gastronomia, a arte da cerâmica, a política e os costumes orientais.

O olhar da autora de Haikai é sutil, célere, detalhista, delicadamente perspicaz o que, irrefutavelmente envolve o leitor a identificar-se com os personagens, nos dois países em questão, trazendo pela arte literária tom, core e sabores, marcas, receita de prazer que aguçam os sentidos.

Haicai é uma pequena obra-prima, delicada e sutil como um origami, saborosa como os cogumelos orientais, e certeira como um golpe Bujutsu.
 
 

17. O Romance Inacabado de Sofia Stern

Autor: Ronaldo Wrobel
Páginas: 256
Formato: Impresso
 
 

 

O Romance Inacabado de Sofia Stern | Ronaldo Wrobel
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

 
 

 

Autor de ‘Traduzindo Hannah’, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.

 

 
 
 
 E o paginômtero total ficou assim:
Resumo das Leituras de Verão | 2023

 

 A quantidade de livros digitais superou a dos físicos. O que não me foi uma grande surpresa, dado que voltei a ler mais no trem/metrô. Além disso, andei tendo umas fases de ressaca literária e busquei mais contos e romances levinhos para tentar não perder o foco, o que também influenciou nesse resultado. Agora o que muito me surpreendeu mesmo foi eu ter lido apenas dois livros escritos por homens, enquanto a maioria esmagadora foi publicada por mulheres. nem acredito que consegui virar essa chave, Brasil!
Se irei me manter assim no decorrer das estações, não sei. Mas posso afirmar que comecei bem meu 2023 por ter alcançado ao menos um objetivo. 💓 Em relação aos livros estrangeiros, fiquei feliz também por ter furado um pouco a bolha e viajado para a Alemanha, Espanha e Japão, ao longo desse trimestre. Já os nacionais foram minoria, mas ainda assim, foram experiências incríveis!
E vocês, leram bastante nesse verão? Já leram algum desses que citei no resumo? Me contem aí!

 

 
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Ghostwriter | Alessandra Torre

Li até a página 100 e… #51: Ghostwriter

Olá meu povo, como estamos? Uma de minhas leituras […]

Os Garotos do Cemitério | Aiden Thomas

Quotes #19: Os Garotos do Cemitério

Olá meu povo, como estamos? Os Garotos do Cemitério […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui